Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Querido diário: 1 de Agosto de 2016

Os britânicos votaram a favor do Brexit e as negociações de saída estão complicadas. O Eurogrupo entrou em ruptura com a Grécia e o governo grego foi incapaz de impor medidas adicionais de austeridade, sendo inevitável o incumprimento, eleições antecipadas e saída do euro. A Grécia está por estas semanas a ser pressionada por uma nova vaga de refugiados, dezenas de milhares, que a Turquia deixa passar de forma cínica, na sequência do fracasso do acordo com a União Europeia: sem facilidades nos vistos e sem o dinheiro prometido, Erdogan perdeu a paciência e responde assim às críticas dos líderes europeus, abrindo a torneira dos campos e ameaçando largar três milhões de pessoas em direcção à Europa.

A Itália também enfrenta uma inesperada vaga de migrantes vindos do norte de África, sobretudo da Líbia, com a melhoria do tempo a permitir perigosas travessias do Mediterrâneo. Os rumores de problemas na banca italiana estão a provocar perturbações. Apesar de ser Agosto, os mercados andam nervosos. A Áustria está a ser muito criticada, por eleger um presidente de extrema-direita, e a Polónia (imitando a Hungria) anunciou um referendo sobre quotas obrigatórias de refugiados, parecendo imune às ameaças de expulsão. A Comissão Europeia concretizou as suas propostas de impor multas a países de menor dimensão, começando a retirar fundos comunitários, usando pretextos como a não solidariedade, isto num clima em que cada um ergue barreiras físicas na fronteira, para impedir a passagem dos migrantes. Ah, já me esquecia: a Espanha não consegue formar governo, a segunda votação foi igual à primeira.

Num único país, Portugal, tudo vai bem, com a geringonça a carburar, maravilhosamente oleada por uma liderança visionária e apoiada por uma imprensa disciplinada. Num único oásis europeu há discussões relevantes sobre futebol, liberalismo, cartões de cidadão, inaugurações, como bater o pé à Europa, austeridade substituída por restrições, coisas a sério, nada provincianas.

publicado às 19:10




Links

Locais Familiares

Alguns blogues anteriores

Boas Leituras