Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Eleições em França

por Luís Naves, em 06.12.15

A Frente Nacional de Marine Le Pen deverá ter hoje um resultado histórico na primeira volta das eleições regionais francesas. O centro direita liderado pelos republicanos deve vencer em sete das 13 regiões, mas a extrema-direita pode conquistar uma região pela primeira vez. Tendo sido ostracizada durante décadas, a FN é agora uma das três grandes forças partidárias, provavelmente a segunda maior. Usando feroz demagogia, este e outros grupos nacionalistas estão a transformar a paisagem política da própria Europa.

Em Portugal, é ainda mal compreendido o descontentamento dos eleitores europeus, a islamofobia e a sensação de crescente divórcio que tantos franceses sentem em relação às suas elites políticas e mediáticas. Os votantes da FN pensam que os líderes da França vivem numa realidade paralela. Muitos destes eleitores descontentes enfrentam choques culturais com vizinhos muçulmanos, consideram que o país tem um grave problema de identidade e que a linguagem política se transformou numa forma de negação.

O avanço da extrema-direita é um sintoma de mudanças mais profundas a decorrer em toda a Europa, em reacção ao fosso entre eleitores e eleitos criado pela União Europeia. A recente crise das migrações dividiu ainda mais a UE e está a radicalizar o discurso dos populistas, tendo acentuado a ansiedade dos descontentes, sobretudo nos países com maiores comunidades muçulmanas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:54




Links

Locais Familiares

Alguns blogues anteriores

Boas Leituras